Saúde, perguntado por kamcradioactive, 9 meses atrás

Em uma aula de anatomia macroscópica do sistema respiratório dos animais domésticos, a professora apresentou as estruturas que compõem esse sistema e deu ênfase ao tema laringe. Ela iniciou sua fala da seguinte forma: "A laringe é um órgão musculocartilaginoso cilíndrico e simétrico bilateralmente, que conecta a faringe à traqueia e protege o trato respiratório inferior, por impedir a aspiração de corpos estranhos, além de ser importante para a vocalização dos animais. Ela possui quatro importantes cartilagens: a epiglote,a tireóidea, a cricóidea e as aritenóideas". Em seguida, com auxílio de um projetor, ela explicou que existe uma diferença morfológica da cartilagem tireóidea em equinos e bovinos, conforme a imagem a seguir:

Com base na figura apresentada por ela e em seus conhecimentos anatômicos sobre os tema, podemos concluir que a cartilagem apresentada na imagem não pertence a um equino pois:

Escolha uma:
a.
Nos equinos o processo rostral é separado da lâmina por uma fissura e a parte ventral da cartilagem é reduzida a uma ponte estreita rostralmente, resultando em uma grande incisura caudal.

b.
Nos equinos essa cartilagem se assemelha a uma folha com um pequeno pecíolo e um corpo amplo, com o ápice livre e voltado para a direção rostral.

c.
Nessa espécie a cartilagem tireoide apresenta forma um anel de sinete, com uma lâmina dorsal expandida e um arco ventral mais estreito, completo na extremidade caudal da laringe.

d.
Nesses animais essa cartilagem apresenta a forma de um triângulo, a partir do qual se irradiam três processos: corniculado, vocal e muscular.

e.
Os equinos apresentam apenas as cartilagens epiglote, cricóideas e aritenóideas. Neles a taqueia assume a função dessa cartilagem, diferente das outras espécies de animais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por julianalima298p5c2pi
11

Resposta:

Letra A

Explicação:

Respondido por FernandaBattistetti
3

Resposta:

Nos equinos o processo rostral é separado da lâmina por uma fissura e a parte ventral da cartilagem é reduzida a uma ponte estreita rostralmente, resultando em uma grande incisura caudal.

Explicação: CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes