Química, perguntado por brendaris47, 5 meses atrás

Em uma atividade física intensa e prolongada, a pessoa começa a sentir dores musculares, cãibras e fadiga. Um dos responsáveis por esse quadro é o acúmulo de lactato ou ácido láctico, decorrente de um fluxo sanguíneo insuficiente para atender as demandas metabólicas dos músculos esqueléticos.



Considerando as informações apresentadas e nos seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:



I. Em situação de anóxia ou hipóxia, ocorre acúmulo de NADH e consumo de NAD+. Esse desequilíbrio entre as quantidades de NADH e NAD+ inibe a glicólise, a única via produtora de energia que não precisa de oxigênio.

II. Durante o repouso, o lactato formado durante a fermentação não tem utilidade para o organismo, precisando ser eliminado para evitar o seu acúmulo no sangue. O risco é de acidemia, por isso, o lactato é totalmente eliminado pela urina.

III. Na fermentação, o piruvato é reduzido à lactato, em uma reação catalisada pela lactato desidrogenase, permitindo a oxidação de NADH à NAD+. Com NAD+ disponível, a glicólise continua funcionando nas células.

IV. O lactato formado durante a fermentação é removido da circulação sanguínea pelo fígado, onde é substrato para a gliconeogênese. Em seguida, a glicose formada no fígado é utilizada para repor o estoque de glicogênio nos músculos. Esse é o ciclo de Cori.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I, II e III, apenas.

b.
II, III e IV, apenas.

c.
I, II, III e IV.

d.
I, II e IV, apenas.

e.
I, III e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermegalvep9cskn
39

I, III e IV apenas

Corrigido pelo ava

Respondido por lauraaxda
3

A alternativa E correlaciona corretamente os conceitos sobre a respiração anaeróbica, fermentação e ácido lático.

Vamos analisar abaixo alguns pontos sobre a respiração anaeróbica!

Fermentação e produção de lactato

  • Em uma situação de hipóxia, a cadeia transportadora de elétrons não está ocorrendo como deveria. Assim, os 2NADH produzidos na glicólise não podem liberar seus elétrons e voltarem a ser o NAD+. Para regenerar o NAD+ e dar continuidade ao ciclo, usa-se a fermentação.  A fermentação é uma via anaeróbia produtora de energia que necessita dos substratos produzidos pela glicólise para acontecer. Portanto, a afirmativa I está correta.
  • O lactato é uma fonte de energia formada durante o esforço físico intenso, quando a respiração aeróbia não supre a demanda de energia e o organismo. Quando essa atividade cessa e essa demanda volta a ser suprida, o lactato é eliminado pela urina e pelo suor. Assim, a afirmativa II é falsa.
  • A fermentação, que promove a regeneração do NADH em NAD+, necessário para a continuidade do ciclo, reduz o piruvato a etanol e lactato. Portanto, a afirmativa III é verdadeira.
  • No Ciclo de Cori, músculo e fígado cooperam metabolicamente. O fígado usa o lactato como substrato para gliconeogênese, fornecendo glicose para os músculos, ao mesmo tempo que retira deles o ácido lático, tal como descrito pela afirmativa IV.

Aprenda mais sobre respiração celular aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/15768259?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes