Em um videogame de grande sucesso que chega à sua segunda versão em 2020, tudo se passa em um mundo apocalíptico, com uma história complexa e detalhada em que, desde o primeiro jogo, um fungo parasita se move lentamente pelo corpo das pessoas até chegar ao cérebro, a fim de controlar as mentes tornando-as verdadeiros zumbis. Com inspiração na vida real, Ophiocordyceps sinensis é um parente fictício de um fungo que parasita formigas, o Ophiocordyceps laralis. Ele se desenvolve dentro delas e depois as controla.
É tudo fantasia, pois não existe a possibilidade desse tipo de infecção em humanos; temos sangue quente, e nosso sistema imunológico é bastante eficiente. Na vida real, ao contrário do que se pensa, o cérebro das formigas é poupado, porém elas são “comidas” por dentro pelo fungo. O controle do comportamento se dá pela produção de neuromoduladores, substâncias responsáveis pela comunicação entre os neurônios. Após a morte da formiga, o fungo emite prolongamento para fora do corpo do animal, com a finalidade de reprodução, com uma estrutura produtora de esporos, semelhante à observada em um cogumelo.
Um exemplo de propagação/dispersão idêntica à observada no Ophiocordyceps laralis é:
A
A replicação observada em bactérias.
B
A divisão celular realizada por leveduras.
C
O estabelecimento de bolor em uma fruta.
D
A troca de gametas na água observada em algas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Letra A
Explicação:
Após a morte da formiga, o fungo emite prolongamento para fora do corpo do animal, com a finalidade de reprodução, com uma estrutura produtora de esporos, semelhante à observada em um cogumelo. Um exemplo de propagação/dispersão idêntica à observada no Ophiocordyceps laralis é: A. A replicação observada em bactérias.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Informática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás