Em um verbete enciclopédico, muitas vezes é necessário que se exponha uma contextualização histórica antes da apresentação.
Para escapar dos seus inimigos, certos animais e vegetais possuem maneiras curiosas para se defender. O gambá e o percevejo exalam mau cheiro para afugentar seus atacantes. O ouriço-do mar tem espinhos protetores em volta do corpo. O polvo solta uma tinta que escurece a água, facilitando assim a sua fuga. O cacto também tem espinhos protetores. As flores do açafrão são parecidas com as de outra planta chamada cólquico que, por ser venenosa, é evitada como alimento por certos animais. Por causa dessa semelhança, o açafrão fica protegido também.
Qual das alternativas seria uma opção adequada de paráfrase do texto do verbete?
A. Existem diferentes maneiras de as espécies se defenderem de seus predadores naturais, como os ouriços-do-mar, que exalam um cheiro forte que é capaz de espantar possíveis ameaças.
B. Apesar de o gambá exalar mau cheiro sempre que se sente ameaçado, não é possível afirmar, com certeza, se essa é uma tática de defesa ou se, na realidade, trata-se de ataque.
C.Na natureza, há diferentes maneiras de as espécies se defenderem de seus predadores, como as flores do açafrão, que ficam protegidas por serem parecidas com as de uma planta reconhecidamente venenosa.
D. Reconhece-se que os espinhos de um cacto são responsáveis pela defesa da planta, o que os tornam diferentes dos espinhos que se espalham pelo corpo dos ouriços-do-mar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
letra C é a correta, a letra B e a letra D não expressa que os outros seres vivos também podem se defender e a letra diz que o ouriço ezala um cheiro forte e por isso está errada
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Contabilidade,
6 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás