em um texto biográfico além de informações básicas como nome local de nascimento e morte o autor conta fatos que marcaram a vida da biografado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
ela ajudou os pais na fazenda, e nunca aprendeu a ler nem escrever e ouvia vozes.......
Resposta:A biografia é um gênero textual que tem como objetivo narrar eventos marcantes da vida de uma pessoa, sejam de uma grande personalidade, sejam de uma pessoa comum. A biografia, enquanto gênero textual, surgiu durante as Civilizações Clássicas, ou seja, na Grécia e na Roma Antiga. Apesar disso, os historiadores têm conhecimento de pequenos trechos escritos por povos mais antigos (como os egípcios) que ressaltam fatos de seus líderes, o que poderia configurar-se como um texto biográfico.
A palavra “biografia” tem origem no idioma grego e é formada pelos termos bios (vida) e graphein (escrever). Historiadores acreditam que o filósofo Damáscio tenha sido o responsável por criar o termo para referir-se a esse gênero textual, que nada mais é que a escrita que narra os acontecimentos da vida de alguém.
Características da biografia
De maneira geral, uma biografia contém as seguintes características:
É um texto do tipo narrativo;
Os acontecimentos são, em geral, narrados de maneira cronológica;
Pode ser escrito em terceira ou em primeira pessoa (autobiografia).
Um ponto importante a respeito das características de uma biografia é que ela não se limita apenas à narração de acontecimentos pessoais/íntimos, mas desenvolve uma análise de como as ações influenciaram ou foram influenciadas pelos acontecimentos da época em que a pessoa viveu.
Sendo assim, uma biografia de Adolf Hitler, por exemplo, não se trata apenas da narração de sua vida íntima, de como foi sua infância, com que trabalhou quando jovem, o que estudou ou com quem se relacionou afetivamente. Essa biografia compreende também uma análise de como o contexto em que Hitler estava inserido transformou-o em líder da Alemanha e precursor de uma ideologia responsável pela morte de milhões de pessoas.
Como mencionamos, uma biografia não precisa referir-se especificamente a personalidades que fizeram grandes feitos ou que estiveram em posições de poder e influência. Uma biografia pode também abordar histórias sobre a vida de pessoas comuns, como fez o historiador italiano Carlo Ginzburg quando recontou a vida de Domenico Scandella, um simples moleiro que acabou sendo acusado de heresia pela Inquisição no século XVI.
Explicação: Espero este te ajudado!
Explicação: