Em um sítio localizado próximo a uma cidade, um apicultor produz mel há mais de 10 anos, com a ajuda de apenas um funcionário. O faturamento médio anual dessa produção é inferior a R$ 30 000,00. Esse apicultor foi convidado a fornecer mel a uma grande loja de produtos naturais da cidade, que o demandaria a emitir nota fiscal do produto. No entanto, o empreendimento não está formalizado e o Empreendedor desconhece o que é um plano de negócios e sua funcionalidade. Como tecnólogo em processos gerenciais, você deve orientar esse empreendedor. Nesse contexto, faça o que se pede nos itens a seguir. a) Explique o que é um plano de negócios, apontando a utilidade desse instrumento.
Soluções para a tarefa
O Plano de Negócios é, portanto, uma ferramenta que irá auxiliar o empreendedor a estruturar de forma escrita seus pensamentos, visões, estratégias, alocação de recursos e a definir o caminho a seguir.
Compreendida a sua importância, podemos avançar, apresentando algumas questões importantes.
Quando elaborar um Plano de Negócios
O primeiro ponto é entender que o plano de negócios formal realmente só deve ser feito quando você procura alguém para investir em seu negócio. Nessa situação o plano deve ter uma estrutura formal e se justifica até a contratação de um consultor para sua preparação.
No entanto, nem todo plano de negócios precisa ter todas as seções que os “manuais” dizem. Se você encara o plano como uma base de ideias e estratégias para suas ações, não importará a forma e sim o conteúdo.
Não se esqueça de que a principal importância do plano será definir quais são os passos que serão tomados para chegar ao sucesso do negócio.
O plano de negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global do negócio. Elas são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que permita a qualquer leitor do plano de negócios entender como funciona o empreendimento e o que se planeja.
Elaboração progressiva
O Plano de Negócios não precisa ficar 100% pronto antes de iniciar seu empreendimento. Você pode começar com algo bastante básico que dê uma visão geral do negócio. A partir do documento básico, novas ideias serão desenvolvidas e adicionadas conforme o seu trabalho avance.
A elaboração progressiva é o melhor caminho para aqueles que ainda têm dúvidas ou não conhecem bem os planos de negócios. Preparar o documento pouco a pouco lhe dará a flexibilidade e a tranquilidade mental de que você precisa para iniciar seu projeto.
Aspectos importantes
Alguns aspectos devem ser cuidadosamente considerados e analisados na elaboração de um PN, tais como:
• Identificar uma necessidade
• Provar a Vantagem Competitiva
• Definir o Foco
• Ser Realista
• Mapear o Mercado
• Analisar as conjeturas
• Expor todos os riscos no plano
• Ter um Plano B
• Apresentar o negócio para as pessoas certas