[...] Em um nível ministerial, há a Secretaria Nacional da Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça que tem como competências principais e resumidas implementar, acompanhar e avaliar as políticas e programas nacionais voltados para a segurança pública. Cabe ainda a essa Secretaria incentivar os órgãos estaduais e municipais a elaborarem planos integrados de segurança, além de fortalecer e integrar os órgãos responsáveis pela segurança dos territórios nacionais. Ainda segundo a Constituição Federal, o policiamento das ruas e a manutenção da segurança são tradicionalmente conferidos à polícia militar. [...]
Esse texto destaca a segurança pública que, de acordo com a Constituição de 1988, é considerada como
a. um direito dos cidadãos.
b. um privilégio das elites.
c. uma crítica aos militares.
d. uma opção dos estados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Um direito dos cidadãos.
A segurança pública é: um direito dos cidadãos - letra a).
Vamos aos dados/resoluções:
O Artigo 144 da constituição federal deixa explícito que a segurança pública, é dever do estado porém direito e responsabilidade de todos. E também é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio de órgãos como:
- Polícia Federal;
- Polícia Civil;
- Polícia Militar;
Ou seja, é dever de todos zelar para esse conceito, seja propagação da paz ou até mesmo no respeito mútuo que hoje está defasado. E é importante salientar que a polícia federal é instruída a ser o órgão permanente, organizado e mantido pela união.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20448879
espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)