Filosofia, perguntado por adriano2502, 1 ano atrás

Em um município fictício, havia dois candidatos a prefeito disputando uma eleição. Um deles, o Candidato A, era extremamente habilidoso com as finanças, de modo que conseguia realizar muitas melhorias na vida da população. Porém, havia evidências irrefutáveis de que ele era corrupto, mas não era punido por conchavos políticos. Por outro lado, havia o Candidato B, uma pessoa honesta e de moral ilibada. Porém, tanto o Candidato B como toda a sua equipe, não tinham nenhuma habilidade com a gestão pública, de modo que era de se esperar que as condições socioeconômicas das pessoas iriam piorar.

Considerando o que foi estudado na disciplina, e o situação hipotética acima, responda às seguintes questões:

a) Como alguém motivada pela ética universalista agiria nessa situação? Justifique usando o conceito de imperativo categórico.

b) Um sujeito cuja ética é pautada na ética utilitarista se portaria de qual forma?

c) De acordo com as duas vertentes éticas citadas, se abster de votar, na situação hipotética acima, seria considerado um ato moral?

d) No seu dia-a-dia, qual das duas éticas você acredita que é mais utilizada pelas pessoas? Justifique usando um exemplo do cotidiano.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2

Nesse caso a ética é importante pois ela coloca o indivíduo em um estado de educação perante o acontecimento, agindo respeitando o próximo, tendo empatia, propiciando um ambiente mais leve para os presentes no local.

Lembrando que ela deve ser aplicada em diferentes campos como:

  • Nas relações sociais e interpessoais;
  • Na cultura;
  • Na transmissão do conhecimento;
  • No trabalho;
  • Nas reuniões, entre outros.

Por isso, não votar no candidato corrupto é um ato moral.

Por fim, a ética utilizada no dia a dia é aquela que observa o candidato mais justo e dá a ele o direito de agir, a partir do voto, mesmo que em diferentes momentos a sociedade acabe optando pelo "menos pior".

Perguntas interessantes