Em um município do interior do Estado de São Paulo, próximo à área central, está localizado o condomínio residencial Casa Nova, que tem como objetivo oferecer aos moradores um ambiente seguro e acolhedor, proporcionando espaços urbanos cercados por muros, câmeras, guardas e controle. No mesmo município e próximo a este condomínio, se encontra a comunidade Jardim São Pedro sem muros, mas formada por becos e vielas estreitas e mal iluminadas, com a presença de comercialização explícita de drogas ilícitas
Soluções para a tarefa
As desigualdades sociais são escancaradas na sociedade e estão em todos os lugares, desde o padrão de vida, nível de educação, padrão de consumo até as moradias habitadas pelas pessoas (alternativa 5).
As desigualdades nas moradias
As pessoas mais pobres vivem em regiões periféricas, em construções pequenas, pouco seguras e com bastantes irregularidades, é um sinal da falta de recursos para viver.
Já as pessoas mais ricas conseguem viver bem melhor.
Ainda temos problemas que levam a piora das moradias dos mais pobres, como a gentrificação causada pela especulação territorial e imobiliária que ocorre em regiões pobres que se tornam alvos de investimentos de pessoas mais ricas.
Venha estudar mais sobre desigualdade social em:
https://brainly.com.br/tarefa/17391841
Alternativas:
- Alternativa 1: Mesmo sendo uma moradia cercada por muros e a outra não, ambas possuem estruturas internas iguais.
- Alternativa 2: Com os dois tipos de moradia, percebe-se que as fronteiras físicas e sociais estão cada vez menos presentes na sociedade, dando espaço à igualdade social.
- Alternativa 3: Na situação exposta, é possível observar que a cidade é democraticamente planejada, de maneira que possibilita o acesso semelhante a todos seus moradores.
- Alternativa 4: A partir do caso citado, entende-se que comunidades e condomínios fechados são expressões de moradia similares em sua morfologia e composição social.
- Alternativa 5: Os dois formatos de moradia refletem dois extremos da desigualdade sócio territorial: um que se constitui na moradia de alta renda e no outro que representa a opção, talvez única, de moradia da população de baixa renda.
Resposta:
Alternativa 5: Os dois formatos de moradia refletem dois extremos da desigualdade sócio territorial: um que se constitui na moradia de alta renda e no outro que representa a opção, talvez única, de moradia da população de baixa renda.
Explicação: