Em um lago, três populações formam uma cadeia alimentar: microcrustácios que comem microalgas e são alimento para pequenos peixes. O número de individuos nao varia significativamente ao longo dos anos, mas, em um determinado momento, foi introduzido no lago um grande número de predadores dos peixes pequenos. identifique os niveis troficos de cada população desta cadeia alimentar e apresente as consequencias da introdução do predador para a população de microalgas.
Soluções para a tarefa
Consumidor primário: microcrustáceos
Consumidor secundário: pequenos peixes
Com os novos predadores, o número de peixes pequenos diminuirá, aumentando assim a população de microcrustáceos e, consequentemente, diminuindo a de microalgas.
Resposta:
1) Os organismos que formam o fitoplâncton é o produtor, os microcrustáceos são consumidores primários e os peixes pequenos são consumidores secundários.
Com a introdução dos predadores a população de pequenos peixes vai diminuir e por isso a população de microcrustáceos vai aumentar. Devido ao fato dos microcrustáceos se alimentarem do fitoplâncton esses organismos irão diminuir numericamente.
2) a: As árvores são produtores. Os dourados e a Sucuri são consumidores secundários.
b: As bactérias e os fungos que são decompositores.
3) (A) Consumidor secundário, do segundo nível trófico.
4) (D) a maior quantidade de energia disponível ocorre no nível trófico dos moluscos marinhos em relação ao nível trófico das aves costeiras.
Explicação:
Espero ter ajudado!