Em um lago, existem patos e cisnes. Após 80 patos deixarem o lago, o número de cisnes fica sendo o dobro do número de patos. Nesse momento, 100 cisnes saem do lago. Depois disso, o número de cisnes passa a ser um terço do número de patos. Quantos patos haviam antes dos animais começarem a sair do lago?
Soluções para a tarefa
Primeiramente, vamos chamar a quantidade incial de patos de P, e a quantidade inicial de cisnes de C.
Até que 80 patos deixam o lago, e por conta disso, o número de cisnes vira o dobro do de patos, ou seja, se eu pegar o número de Patos que tem agora, que é p-80 e dobrar, eu vou obter o número de cisnes. Escrevendo isso em forma de equação, obtemos:
Depois disso, 100 cisnes saem do lago e então o número de cisnes passa a ser um terço do número de patos, o que significa que eu se eu pegar o número de Patos que tenho agora e dividir por três, que é um terço (1/3), vou obter o número de cisnes que tenho:
Com isso, podemos montar um sistema de equações com as duas equações que obtemos até o momento:
Vamos resolver as operações nas duas equações até que não possamos fazer mais nada, e aí então começaremos a manipular as equações para descobrir o número de cisnes.
Começando pela primeira equação, realizamos a distributiva, ou seja, multiplicamos o número que está fora do parênteses por todos que estão dentro, ficando desta maneira:
Como a letra C já está isolada, vou deixar assim.
Partimos para a segunda equação agora, e para começar vamos passar o 3 que está dividindo do lado esquerdo para o lado direito multiplicando o parênteses, e aí realizaremos a distributiva como na primeira.
Vou isolar o P nessa segunda equação, ou seja, vou deixá-lo sozinho, jogando o número que está junto com ele para o outro lado com o sinal invertido. (Lembrando que só trocamos o sinal quando o número está executando uma operação de subtração ou adição).
Agora eu somo esse 80 ao (-300):
Agora que já não posso mais manipular as duas equações, vou pegar o valor de c que obtive na primeira equação e substituir na segunda:
Realizamos a distributiva mais uma vez e depois isolamos letras de um lado e números do outro:
Passa o 5, que está multiplicando, dividindo:
Realizando a divisão, obtemos o seguinte resultado:
Que é justamente o que o exercício pergunta, a quantidade inicial de patos.