Em um laboratório de pesquisa encontra-se uma grande diversidade de vidrarias, as quais são utilizadas em diversos experimentos. Analise as vidrarias a seguir, dê o nome e a utilização de cada uma delas.
Soluções para a tarefa
I - Proveta Graduada
II - Pisseta
III - Balão de fundo redondo
IV- Bécker
V - Kitassato
VI - Funil de separação
VII - Pipeta graduada e Bureta
VIII - Balão de destilação
IX - Cálice ou copo de sedimentação
X - Balão volumétrico
Vamos aos dados/resoluções:
Sabemos que a Proveta Graduada tem a principal função de medir volumes de líquidos com baixa precisão; A Pisseta é utilizada para enxaguar as vidrarias com acetona, água destilada entre outras soluções ; O Balão de Fundo redondo é geralmente utilizado em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo ; Já o Becker tem como função fazer N reações entre soluções, dissolvendo substâncias sólidas ou simplesmente criar soluções simples.
O Kitasato é usado na filtração a vácuo, ou sob pressão; já o Funil de Separação é usado pra separar líquidos imiscíveis, de densidades diferentes; Porém a Pipeta Graduada e Bureta tem como principal objetivo a correta dosagem volumétrica de algum reagente; O balão de destilação tem como função conter alguma mistura (líquido) que será levado à ebulição para que o componente mais volátil seja vaporizado para ser destilado, futuramente.
Já o Cálice ou Copo de sedimentação tem como principal função conter e armazenar líquidos e substâncias, podendo também obter precipitações a partir de diferentes reações químicas e por último, o Balão Volumétrico geralmente é utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
As vidrarias em um laboratório são de extrema importância, uma vez que elas participam diretamente das misturas e soluções que serão preparadas.
Figura I - Proveta Graduada: ajuda a medir volumes líquidos com baixa precisão.
Figura II - Pisseta: geralmente utilizada para armazenar água destilada que será utilizada nas práticas laboratoriais.
Figura III - Balão de fundo redondo: é comumente utilizado nos sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.
Figura IV - Béquer: é o mais conhecido dentre as vidrarias laboratoriais, sendo utilizado para fazer diluições de substâncias sólidas e reações simples.
Figura V - Kitassato: utilizado para a filtração a vácuo ou sob pressão.
Figura VI - Funil de separação: usado para separar líquidos imiscíveis, ou seja, aqueles de densidades diferentes.
Figura VII - Pipeta graduada e Bureta: são duas vidrarias utilizadas para medições volumétricas de líquidos com precisão.
Figura VIII - Balão de destilação: é bastante utilizado para conter alguma solução líquida que será levada à ebulição, onde o componente mais volátil será vaporizado e utilizado posteriormente.
Figura IX - Cálice ou copo de sedimentação: ajuda a conter ou armazenar líquidos, podendo também obter-se precipitação de diferentes reações químicas.
Figura X - Balão volumétrico: é usado para preparar e diluir soluções com volumes precisos.
Para saber mais sobre as vidrarias de laboratório clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/20790503
Bons estudos!