Em um jogo eletrônico de corridas, o usuário pode realizar a troca dos pneus de seu carro mediante o pagamento de créditos virtuais. À medida que são realizadas mais trocas, o valor a ser pago aumenta. A tabela a seguir mostra o custo das cinco primeiras trocasAnalisando o padrão dos aumentos nos valores das trocas, conclui-se que o custo da décima troca será de A 700 créditos. B 820 créditos. C 1 120 créditos. D 1 210 créditos. E 1 420 créditos.
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Alternativa E: o custo da décima troca será de 1420 créditos.
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.
Analisando os valores, veja que na primeira troca o aumento foi de 50 créditos, depois 70 créditos, depois 90 créditos e, por fim, 110 créditos. A diferença entre as trocas anteriores é sempre de 20 créditos a mais. Portanto, o custa da décima troca será:
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