Em um jardim há 15 roseiras (R), todas alinhadas, e uma torneira (T) também no mesmo alinhamento, como mostra o esquema abaixo. A distância entre a torneira e a primeira roseira é de 10 m e as distâncias entre duas roseiras vizinhas é de 2 m. Um jardineiro enche um balde com água da torneira, rega a primeira roseira e retorna. Enche novamente o balde, rega a segunda roseira e retorna. Ele continua seu trabalho da mesma forma até retornar ao ponto de partida depois de regar a última roseira. Qual foi a distância total percorrida pelo jardineiro?
Soluções para a tarefa
Como podemos ver, da primeira roseira para segunda é 2 metros, e da segunda para terceira também, então podemos representar a distância da torneira para uma roseira por meio de uma progressão aritmética, onde nosso primeiro termo será 10, pois é a distância da primeira roseira para a torneira, e nossa razão será 2, já que é a distância de uma roseira para outra.
Fórmula geral da P.A.:
Fórmula geral da soma dos termos da P.A.:
= soma de n termos;
= n-ésimo termo;
= primeiro temro;
= razão;
= termo.
Como ele quer a distância total percorrida pelo jardineiro, então ele quer a soma das distâncias da torneira para a primeira roseira, da torneira para segunda, e assim vai, ou seja, a soma dos 15 primeiros termos dessa P.A., porém como ele vai e retorna, teremos duas vezes essa distância.
Porém, como o jardineiro sempre faz duas vezes o mesmo caminho, pois ele volta a torneira, então multiplicaremos por dois.
360.2 = 720 metros
Dúvidas só perguntar!