Em um hospital, uma pessoa teve parte do duodeno removida por cirurgia, enquanto outra precisou remover uma parte de mesmo comprimento do intestino grosso. Em qual dessas situações há maior probabilidade de ocorrerem problemas com a digestão doa alimentos? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:A pessoa retirar uma parte do duodeno pode acarretar em mais problemas de digestão do que ser for retirado uma parte do intestino grosso, visto que o duodeno é uma parte do nosso intestino delgado e é lá que o ocorre a absorção de nutriente, já o intestino grosso poderia sim haver problema só que seria mais difícil já que lá praticamente não ocorre ingestão de nutrientes, pois é no intestino grosso que ficam armazenados todos o dejetos inúteis para o nosso corpo que em seguida serão evacuados para o meio externo.
O Duodeno é a primeira porção do intestino delgado, seguido por jejuno e íleo. Sua anatomia mostra que essa parte é muito importante para o processo de absorção de nutrientes já que sua parede interna tem aspecto ondulado e tem presença de muitas pregas aumento assim sua área para que haja maior absorção dos nutrientes, sem falar que de todas as partes do intestino delgado o duodeno é a menor de todas, então se for tirado uma parte sobraria menos ainda. Sua principal função é receber os alimentos que foram parcialmente diferidos pelo estômago, além de que o duodeno é o principal local de absorção do ferro, diga-se de passagem.
Se no intestino delgado temos o processo de absorção de nutrientes no intestino grosso temos a absorção de água, já que é ela quem irá determinar a consistência do bolo fecal. Ele tem a função de armazenar os alimentos que não foram digeridos pelo organismo.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/86962#readmore