Em um hospital, havia cinco lotes de bolsas de sangue, rotulados com os códigos l, II, III, IV e V. Cada lote continha apenas um tipo sanguíneo não identificado. Uma funcionária do hospital resolveu fazer a identificação utilizando dois tipos de soro, anti-A e anti-B. Os resultados obtidos estão descritos no quadro. Quantos litros de sangue eram do grupo sanguíneo do tipo B??
Soluções para a tarefa
ara que seja possível realizar a questão precisamos dos dados que estão contidos no quadro, que são esses:
I – 22L – Não aglutinou em anti-A – Aglutinou em anti-B
II – 25L – Aglutinou em anti-A – Não aglutinou em anti-B
III – 30L – Aglutinou em anti-A – Aglutinou em anti-B
IV – 15L – Não aglutinou em anti-A – Não aglutinou em anti-B
V – 33L – Não aglutinou em anti-A – Aglutinou em anti-B
As membranas das hemácias apresentam (ou não) aglutinogênios A e/ou B e anti-A e/ou anti-B no seu plasma. Qual deles será expresso por cada pessoa depende do seu tipo sanguíneo.
Pessoas do grupo A tem aglutinogênios A e aglutininas anti-B, que atacam aglutinogênios B. No teste, para saber qual o sangue A, devemos procurar o que houve aglutinação no soro anti-A (porque ele ataca aglutinogênios A) e que não haja aglutinação no soro anti-B.
Sendo assim, a resposta correta é 25 litros de sangue do tipo A.
Resposta:
b) 25
Explicação:
O sangue tipo A é identificado pela presença do aglutinogênio A na membrana plasmática das hemácias. Esse aglutinogênio interage com aglutininas anti-A, provocando uma coagulação do sangue. Dentre os lotes citados, o lote II teve aglutinação com soro Anti-A apenas, o que indica que ele contém sangue tipo A.
No lote III houve aglutinação com anti-B também, o que indica que o sangue desse lote é do tipo AB.
Resp.: B