Matemática, perguntado por egs2, 9 meses atrás

Em um hospital de Porto Velho (RO), no mês de janeiro de 2020, foram realizados 64 partos, sendo 48 partos normais e o restante, de parto cesáreo. Qual o percentual de partos cesáreos realizados no mês de janeiro de 2020 no hospital de Porto Velho (RO)?

Escolha uma:

a. 112%

b. 0,25%

c. 75%

d. 16%

e. 25%

Soluções para a tarefa

Respondido por estudamosjuntos43
0

A cesariana a pedido materno é aquela realizada em uma gestante sem indicações médicas e sem contraindicação para tentativa do parto vaginal. Existe grande controvérsia sobre a realização da cesariana a pedido. Riscos potenciais da cesariana a pedido incluem complicações em gravidezes subsequentes, tais como: rotura uterina, placenta prévia e acretismo. Potenciais benefícios da cesariana a pedido englobam um menor risco de hemorragia pós-parto na primeira cesariana e menos complicações cirúrgicas quando comparada ao parto vaginal. A cesariana a pedido jamais deve ser realizada antes de 39 semanas.

Descritores: Gestantes; Parto; Cesárea.

ABSTRACT

Cesarean section by maternal request is the one performed on a pregnant woman without medical indication and without contraindication to vaginal delivery. There is great controversy over requested cesarean section. Potential risks include complications in subsequent pregnancies, such as uterine rupture, placenta previa and accreta. Potential benefits of requested cesareans include a lower risk of postpartum hemorrhage in the first cesarean and fewer surgical complications compared with vaginal delivery. Cesarean section by request should never be performed before 39 weeks.

Keywords: Pregnant Women; Parturition; Cesarean Section.

INTRODUÇÃO

O fenômeno do aumento das taxas de cesarianas é registrado na maioria dos países do mundo1. No Brasil, segundo dados recentes publicados pelo Ministério da Saúde, o percentual de partos cesáreos é de 40% na rede pública, chegando a 84% na saúde suplementar2. Em verdade, pode-se observar uma taxa crescente de cesarianas no Brasil nas últimas três décadas, acompanhada, pari passu, por uma significativa diminuição da mortalidade materna3.

A melhora nesse indicador deve-se a uma multiplicidade de fatores sociais e econômicos, assim como, às melhorias das condições gerais de saúde da população. Por outro lado, é ainda controverso se o aumento das taxas de cesarianas é também responsável por essa diminuição na morbimortalidade materna e perinatal. Há estudos que mostram que até um determinado patamar, a mortalidade materna e perinatal diminui ao englobar pacientes que necessitam realmente da cesariana; e, a partir de determinado valor, pode haver até uma piora nesses indicadores de saúde4. Por outro lado, há resultados que mostram que o aumento das taxas de cesarianas não está relacionada com aumento de mortalidade materna, o que permitiria alargar as indicações dessa cirurgia, permitindo-se, até mesmo, realizar a cesariana a pedido da paciente5.

Rever as indicações médicas para a cesariana, analisando-se o impacto da via de parto no binômio materno-perinatal, assim como, as implicações éticas e bioéticas da cesariana a pedido será objeto dessa revisão.

A busca foi feita em três bancos de dados: Medline, Scielo e Lilacs. Foi efetuada utilizando as seguintes palavras-chave: cesarean section e suas derivações e maternal-request [ti]. A busca foi limitada a estudos realizados com seres humanos e publicados em inglês, português, espanhol e francês no período de 1966 a 2015. As referências bibliográficas dos artigos selecionados para leitura também foram utilizadas.

(NÃO É UMA RESPOSTA MUITO ADEQUADA... MAIS TALVEZ LETRA A))

Respondido por DriKBxxxKDA
6

Resposta:

A resposta correta é a Letra E - 25%.

Explicação passo-a-passo:

64 partos

48 partos normais

partos cesáreos=x

Para se descobrir a quantidade de partos cesáreos é só subtrair:

64-48=16

16 partos cesáreos representando 25% do total de partos.

Logo,

64x25%=16 partos cesáreos.

64x75%=48 partos normais.

Perguntas interessantes