Em um experimento, um tipo de planta que se reproduz tanto de forma sexuada como assexuada é cultivado em dois ambientes artificiais distintos (I e II). No ambiente I, as condições de tem peratura e umidade são constantes e não há presença de pragas. No ambiente II, há presença de pragas e a tem peratura e a umidade são variáveis. Considerando os ambientes I e II, a reprodução que geraria maior viabilidade em se manter é: a) reprodução sexuada nos dois ambientes, pois gera indivíduos idênticos que produzem maior quantidade de indivíduos. b) reprodução assexuada no ambiente II, pois uma planta com adaptações para sobreviver, gerará um descendente com as mesmas adaptações. c) reprodução assexuada nos dois ambientes, pois gera plantas já maduras e adaptadas, com mais resistência à presença de pragas. d) reprodução sexuada no ambiente II, pois gera uma variedade de indivíduos com adapta ções a variados tipos de ambiente
Soluções para a tarefa
Não sei se está correto mas ao analisarmos todas as alternativas podemos pensar que a alternativa correta é a letra D!
Isso porque teríamos uma reprodução sexuada, que como diz na própria alternativa nos daria uma variabilidade genética maior e ainda mais adaptadas, isso porque teríamos uma fecundação com dois cromossomos diferentes, já a reprodução sexuada nos da células filhas idênticas as células mãe, o que não nos da nenhuma variabilidade genética, assim teríamos vários indivíduos diferentes.
Espero ter ajudado em algo!
A reprodução assexuada, ou seja, sem que haja o cruzamento entre dois indivíduos, gera progênie idêntica aos progenitores. Por outro lado, a reprodução sexuada é realizada através do cruzamento de dois indivíduos e a progênie deles terá variabilidade genética (desde que os progenitores não tenham genótipo idêntico).
Considerando isso, a resposta correta é a letra D, pois no ambiente I as plantas encontram-se em condições ideias e a sua reprodução através da geração de clones é suficiente para manter a espécie ao longo do tempo. Entretanto, no ambiente II, a geração de indivíduos e ampliação da variabilidade genética é importante para a originação de plantas capazes de resistir às diferenças de clima e ação de pragas com o intuito de assegurar a manutenção daquela espécie nesse ambiente.
Leia mais sobre o assunto aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9241031
Espero ter ajudado!