Saúde, perguntado por lorhaynerosembarg30, 6 meses atrás

Em um experimento sobre transmissão sináptica, uma sinapse foi colocada em um meio equivalente ao líquido extracelular, mas que não possuía Ca+2. Um potencial de ação foi iniciado no neurônio pré-sináptico. Apesar de o potencial de ação ter alcançado o terminal axônico na sinapse, a resposta normal da célula pós-sináptica não ocorreu. A que conclusão os pesquisadores chegaram com base neste resultado?

Soluções para a tarefa

Respondido por ShinyComet
1

Análise do Problema

Uma vez que se verificou a transmissão do sinal até ao terminal do axónio, mas que este não foi capaz de ultrapassar a fenda sináptica de forma a chegar à célula pós-sináptica, pode deduzir-se que a alteração da variável feita nesta experiência foi responsável por este resultado.

A variável alterada nesta experiência foi a presença de iões Cálcio (Ca²⁺) no meio, que visa representar o líquido extracelular, pelo que se conclui que estes iões têm um efeito fundamental na transmissão sináptica.

Assim, os pesquisadores concluiram que a presença de iões Ca²⁺ é um dos pontos chave para a transmissão sináptica.

Transposição para a Realidade

De facto, esta conclusão está correta e a presença destes iões é de extrema importância.

Quando o sinal atinge o terminal do axónio, os Canais de Cálcio (Ca²⁺) presentes na terminação do axónio são abertos, dando-se a entrada destes iões para o neurónio de forma a neutralizar o potencial de ação gerado.

Esta entrada de iões Ca²⁺ ativa a libertação de neurotransmissores presentes em vesículas, que são lançados para a fenda sináptica e que se ligam a recetores na célula pós-sináptica, induzindo a entrada de iões na mesma e transmitindo assim o sinal à célula pós-sináptica.

Podes ver mais exercícios sobre Transmissão Sináptica em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/3330862
  • https://brainly.com.br/tarefa/263213
Anexos:
Perguntas interessantes