Em um experimento são utilizados dois diapasões e uma bolinha pendurada por um fio, conforme ilustra a figura. Ao bater no diapasão da esquerda com o martelo, um som é produzido e instantes depois a bolinha à direita, antes encostada no diapasão, passa a oscilar em um movimento pendular. A bolinha passou a ter um movimento pendular, pois o som sofreu
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra e
Explicação:
resposta seria letra E
A alternativa correta é a letra e)
Vamos aos dados/resoluções:
O movimento harmônico simples, que é o movimento oscilatório ocorrido quando a força resultante e a aceleração acabam por serem proporcionais e opostas ao deslocamento.
PS: É um tipo de frequência específica do movimento onde oscila a massa.
Por caráter de eliminação, temos que:
- Alternativa a) é incorreta porque essa questão está tratando sobre o movimento da bola à energia da onda sonora que se espelha na superfície da bola, entretanto ela só se move em fator da vibração do diapasão (à direita).
- Alternativa b) também é incorreta porque esse movimento está ligado à energia que é dissipada pela onda sonoro através do fenômeno da refração, mas a bola se move pelo mesmo motivo da questão anterior.
- Alternativa c) incorreta como as outras porque aqui diz sobre dedução em relação ao diapasão à direta porém quem faz isso é a ressonância, e não a difração em si.
- Alternativa d) também está incorreta porque o fenômeno responsável por tal ato não é a polarização como diz e sim a ressonância.
- Alternativa e) é a única correta porque o diapasão que se encontra na direita realmente inicia a sua vibração através da ressonância e como consequência desse ato, a bolinha acaba sendo projetada em uma trajetória pendular.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/15550564
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)