Em um experimento com uma angiosperma, um pesquisador determinou a relação entre a intensidade da luz e a taxa metabólica, envolvendo os processos de fotossíntese e respiração. A figura abaixo mostra o gráfico resultante desse experimento.a) Identifique a que processo, fotossíntese ou respiração, corresponde cada curva (A e B). Justifique sua resposta. b) Identifique no gráfico o número que corresponde ao ponto de compensação fótica ou luminosa e justifique sua resposta. c) Explique por que o ponto de compensação deve ser ultrapassado, para que uma planta possa crescer.
#UFF
Soluções para a tarefa
A) A- fotossíntese; B-respiração. A respiração ocorre continuamente e não depende da luz para ocorrer, o que
não acontece com o processo fotossintético.
B) Número 1. O ponto de compensação luminosa ou fótico é o ponto onde as taxas de fotossíntese e respiração
se equivalem.
C) Ao ultrapassar o ponto de compensação, haverá o acúmulo de substância de reserva (amido) necessário para
o crescimento.
Espero ter ajudado, bons estudos!
A) A curva que corresponde a cada processo é A corresponde a fotossíntese, e B corresponde a respiração. A respiração é um processo que tem uma ocorrência constante não depende da luz, mas sim na com a disposição de água no solo, que necessita de luz é a fotossintético.
B) Número 1, isso se sabe que pode ser apontado por conta da equivalência do onde as taxas de fotossíntese e respiração.
C) Quando o ponto de compensação ultrapassar a equivalência que cumina em um acúmulo de reserva, pois a planta estará sintetizando mais do que precisa.