Em um estudo para identificar as possíveis causas das perdas no processo de fabricação de peças mecânicas, aplicou-sea ferramenta do controle de qualidade conhecida como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Ishikawa. Durante asdiscussões, foram identificadas algumas possíveis causas e/ou razões, as quais foram incluídas no diagrama mostrado abaixo.De forma a completar o diagrama, de acordo com a metodologia 6M, os quadros identificados com os números de 1 a 6 devemser preenchidos, respectivamente, com os seguintes termos:(A) Meio ambiente, Medições, Materiais, Mão-de-obra, Máquinas e Métodos.(B) Meio ambiente, Materiais, Medições, Mão-de-obra, Máquinas e Métodos.(C) Meio ambiente, Medições, Máquinas, Métodos, Materiais e Mão-de-obra.(D) Medições, Materiais, Métodos, Máquinas, Meio ambiente e Mão-de-obra.(E) Medições, Materiais, Máquinas, Métodos, Meio ambiente e Mão-de-obra
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa (B) mostra quais são os termos que preenchem cada um dos quadros do Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Ishikawa. Esses termos são representados por: Meio ambiente, Materiais, Medições, Mão-de-obra, Máquinas e Métodos.
Segue uma breve explicação sobre cada um dos termos:
Meio ambiente - faz referência à iluminação do ambiente, que deve ser ajustada de acordo com as necessidades de visibilidade na execução de cada processo.
Materiais - faz referência à qualidade do aço, que deve ser muito resistente para a fabricação das peças mecânicas.
Medições - o instrumento de medição deve ser constantemente revisto, de modo que não haja erros no controle de cada processo ou qualidade final do produto.
Mão-de-obra -deve ser treinada de tempos e tempos, de modo que cada colaborador consiga desenvolver novas habilidades no exercício da função.
Máquinas - deve ser dada a devida atenção para a bomba de óleo, que é antiga e precisa de revisões periódicas.
Métodos - faz referência às ferramentas que podem contribuir para a redução de perdas e ganho de eficiência.
Lute e acredite em seu potencial!