Em um estudo para avaliar a poluição ambiental, um dos primeiros seres vivos a serem procurados por especialistas são as briófitas. por que isso ocorre??
Soluções para a tarefa
Pois, as briófitas, são extremamente sensíveis à poluição atmosférica. Estudos comprovaram que musgos e hepáticas toleram apenas quantidades muito baixas de poluentes atmosféricos, principalmente o dióxido de enxofre (SO2), um poluente comum originado de diversas atividades industriais.
Em áreas sujeitas a esse poluente, as briófitas são muito raras ou praticamente inexistentes. Assim, essas plantas atuam como bioindicadores, seres vivos cuja presença ou ausência permite avaliar a qualidade do ar ou da água em certa região ou ecossistema.
OBS:
Bioindicadores ou indicadores biológicos são importantes organismos cuja presença em um ambiente indicam alterações ambientais.
As briófitas são procuras por especialistas ambientais porque são consideradas bioindicadores, tendo em vista que sobrevivem apenas em locais onde a poluição atmosférica é imperceptível.
Briófitas
As briófitas consistem em um grupo de plantas composto por seres muito simples, como os musgos. Elas são consideradas avasculares, ou seja, não apresentam vasos condutores de seiva, e são dependentes de água para a reprodução.
Tendo em vista que são muito sensíveis à poluição atmosférica, como à presença de dióxido de enxofre, elas são consideradas bioindicadores, pois sobrevivem apenas em locais onde o ar é limpo.
Outra questão sobre briófitas:
https://brainly.com.br/tarefa/10964474