Física, perguntado por aleevasconceloss, 2 meses atrás

Em um espetáculo de globo da morte, um motociclista precisa se deslocar em uma motocicleta, executando giros completos no globo na vertical, ficando muitas vezes de cabeça pra baixo e sem cair. Este espetáculo é possível, fisicamente, por conta da força centripeta que está em função da velocidade imposta pela moto. A velocidade mínima está em função apenas da gravidade e do raio do globo, dado por √gR. Em um globo da morte com 9,8m de diámetro, determine a velocidade minima, em km/h para que o motociclista execute uma volta completa na vertical sem risco de queda.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kingbiaah
1

Resposta:

Quando um corpo realiza um movimento curvilíneo, ele está sujeito a uma força centrípeta. A força centrípeta é equivalente à força resultante sobre o corpo, na direção radial (que aponta para centro das curvas). A fórmula usada para o cálculo da força centrípeta é mostrada a seguir, confira:

FCP - força centrípeta (N)

m - massa (kg)

v - velocidade (m/s)

R - raio da curva (m)

A força centrípeta também pode ser escrita em termos da velocidade angular (ω), confira:

Por tratar-se de uma força, a centrípeta é uma grandeza vetorial, medida em newtons (N ou kg.m/s²). Além disso, de acordo com a 2ª lei de Newton, por tratar-se da resultante das forças, a centrípeta pode ser igualada ao produto da massa do corpo por sua aceleração. Desse modo, podemos definir uma fórmula para o cálculo da aceleração centrípeta:

espero ter ajudado


aleevasconceloss: obgg ❤️
kingbiaah: maginaa ❤️
Perguntas interessantes