Em um dos mais importantes legados de Platão, a obra República, o filósofo afirma que, "efetivamente, arriscar-nos-íamos, se houvesse um Estado de homens de bem, a que houvesse competições para não governar, como agora as há para alcançar o poder, e tornar-se-ia, então evidente do verdadeiro chefe não nasceu para velar pela sua conveniência, mas pela dos seus subordinados" (PLATÃO, 2001, p. 34). Para Platão, o Direito é um instrumento para os problemas de conivência entre os homens, devendo ser orientado por um sentido ético. Com relação à contribuição do pensamento platônico para filosofia do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para Platão, o sentido de ética é entendido como uma virtude, do agir orientado para o bem, enquanto pressuposto da ordem política e jurídica.
( ) Para Platão, a chave para a verdadeira política seria a Filosofia, que tem por finalidade o exercício da cidadania.
( ) Para Platão, a grandeza política da cidade está relacionada com o ideal de justiça, ou seja, o verdadeiro bem aplicado à convivência social. Assim, o bem e o justo nascem da reflexão acerca da verdadeira essência, que está no mundo das ideias.
( ) Para Platão, a justiça não é entendida como virtude, mas concebida como uma forma de agir, que engloba a prudência, a sabedoria e a fortaleza e está vinculada ao comportamento humano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta: As alternativas CORRETA: F-V-V-F.
Espero ter ajudado.
Explicação:
Perguntas interessantes
Sociologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás