Português, perguntado por TsukiyamaShuu, 1 ano atrás

Em um debate na TV, os participantes, entre os quais um representante do governo, analisavam os recursos obtidos até aquele momento pelos programas de combate à miséria no país.
Num dado momento, um dos participantes afirmou:
– Houve avanços, mas a situação ainda é calamitosa.
Um outro ponderou:
– Prefiro inverter a afirmação: a situação ainda é calamitosa, mas houve avanços.
Responda: Qual desses dois entrevistados é, mais provavelmente o representante do governo? Como você chega a essa conclusão?

Soluções para a tarefa

Respondido por Ramana007
13
Olha Cara eu vou te dá essa resposta como palpite mas até eu fiquei em duvida.
Eu acho que o representante do governo foi aquele que reformulou a afirmação.
Pois o governo ele sempre tenta passar uma imagem positiva dos problemas, mesmo sabendo da crise do paìs, resumindo : O que o governo faz é um jogo de marketing conosco, uma pessoa realista diria a primeira afirmação mais como o governo quer fazer propaganda ao povo de que está resolvendo os problemas e contornando a situação então para mim a segunda resposta é tipico de alguem que faz campanha.
E não é de se admirar que o governo minta ou omita as coisas para os cidadãos não é?
Então podemos concluir que, o governo para fazer uma propaganda melhor de seu governo tenta contornar a situação da forma mais eufemista possivel, apresentado mais os pontos positivos para que a população não pense o pior do seu governo.
Respondido por jalves26
0

Provavelmente, o representante do governo é o segundo entrevistado, pois, ao dizer "a situação ainda é calamitosa, mas houve avanços", ele enfatiza o segundo fato (algo positivo) e miniminiza o defeito (a calamidade da situação).

Interpretação de texto

O objetivo do representante do governo é defender as boas ações da autoridade que representa. Por isso, é provável que seja ele o dono da frase "a situação ainda é calamitosa, mas houve avanços".

Nessa construção, o uso da oração "houve avanços" após a conjunção adversativa (mas) é um recurso para valorizar esse fato e tornar menos relevante o fato anterior.

Essa ordem das orações é essencial para expressar esse sentido, pois assim o representante minimiza o fato de a situação ainda ser ruim.

Mais sobre uso da conjunção "mas" em:

https://brainly.com.br/tarefa/51390451

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes