Em um condutor ôhmico, a diferença de potencial U é diretamente proporcional a intensidade de corrente i, dada pela relação U = R ∙ i, em que R é a resistência elétrica do condutor. Os circuitos em que há apenas um caminho para a corrente são chamados circuitos em série e, nesses circuitos, a resistência elétrica total é dada pela soma das resistências parciais.
O gráfico a seguir representa as intensidades das correntes elétricas que percorrem dois condutores ôhmicos R1 e R2 em função da diferença de potencial aplicada em cada um deles. Ao lado do gráfico, há o esquema de um circuito no qual R1 e R2 estão ligados em série a uma fonte ideal de 12V.
Nesse circuito, a intensidade da corrente elétrica que percorre R1 e R2 vale:
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A intensidade da corrente elétrica que percorre R1 e R2 vale 1,2 A.
O gráfico mostrado relaciona a tensão e a corrente sobre os resistores R1 e R2, portanto, a inclinação da reta é o valor da resistência. Utilizando a lei de Ohm, podemos calcular o valor dessas resistências. Utilizando o ponto D para R1 e o ponto f para R2:
4 = 2.R1
R1 = 2 ohms
12 = 1,5.R2
R2 = 8 ohms
No circuito, como os resistores estão em série, temos que a resistência total do circuito será a soma deles, logo, 10 ohms. Pela lei de Ohm, podemos calcular a corrente no circuito:
12 = 10.I
I = 1,2 A
Perguntas interessantes