Em um centro de referência, 6495 indivíduos foram testados e 1711 se mostraram positivos para o vírus HTLV-1. Anos depois, todos os indivíduos foram procurados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (sistema que armazena informações sobre doenças de notificação compulsória, como tuberculose) e foram identificados os casos de tuberculose entre eles. Os resultados do estudo estão demonstrados no gráfico abaixo. Após análise do gráfico responda: Qual o tipo de estudo realizado? Justifique.
Soluções para a tarefa
O estudo é do tipo observacional transversal analítico.
O gráfico citado na questão se encontra em anexo.
Estudo transversal é um tipo de estudo observacional com análise de dados qualitativos coletados ao longo de um determinado período de tempo. Geralmente, são coletadas informações de um conjunto amostral com características diferentes para a maioria das variáveis, exceto em relação à variável que está sendo analisada.
O estudo transversal pode ser de dois tipos:
- Descritivo: utilizado para avaliar a frequência e distribuição de uma determinada variável durante um período de tempo;
- Analítico: utilizado para investigar a associação entre dois parâmetros relacionados ou não relacionados.
De acordo com o enunciado da questão, os dados sobre os indivíduos testados para o vírus HTLV-1 foram coletados de um determinado período. Os indivíduos (testados e não testados) possuem uma variável em comum, isto é, a tuberculose. O estudo é analítico pois permite a análise de associação entre dois parâmetros que podem estar relacionados ou não, ou seja, a infecção pelo o vírus HTLV-1 e a ocorrência de tuberculose. Portanto, o estudo trata-se de um estudo observacional transversal do tipo analítico.