Informática, perguntado por volkertdestroy, 9 meses atrás

Em um centro de processamento de uma grande empresa, os cabos de rede são passados pela mesma tubulação onde existe uma rede de energia elétrica muito antiga. Os computadores ligados a estes cabos apresentam lentidão e problemas com contínuas perdas de comunicação.


Você ficou responsável por apresentar à empresa três tipos de cabo par trançado, descrever suas características e o motivo pelo qual são trançados, além de trazer também a melhor solução para o problema enfrentado pela empresa.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por alexjuniors
3

Resposta:

Descrição das características de três tipos de cabo par trançado

Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Trançado sem Blindagem: mais utilizado em todo mundo tanto para grandes instituições quanto para pequenas redes. Possui as vantagens de manuseio e instalação. Sua transmissão chega a 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e, sendo o mais barato para distancia de até 100 metros.

Shielded Twisted Pair - STP ou Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): Muito parecido com o UTP, tendo a blindagem como sua principal diferença, a malha metálica em cada par. É um cabo mais caro, mas com resistência à interferência eletromagnética, podendo chegar a comprimentos maiores que 100 metros.

Screened Twisted Pair - ScTP: Os cabos são encapados com uma película de metal enrolada sobre o conjunto de pares trançados, melhorando a resposta ao EMI.

Cabos par trançados são traçados para evitar as interferências eletromagnéticas.

A solução para o problema é a separação da rede, de forma que a rede de energia elétrica fique separada de redes de computadores. Os cabos devem ser substituídos por cabos STP com blindagem de categoria, no mínimo, 5e. Se for possível, utilizar cabos com categoria 6, que, apesar de ter seu custo mais alto, apresenta superior capacidade de proteção e transferência de dados.

Explicação:

Perguntas interessantes