Em um balão foram adicionados 0,1 mol de H2 e 0,2 mol de I2. Tais espécies reagiram de acordo com a equação química a seguir.
0,5.
13,3.
0,25.
6,66.
1,33.
Soluções para a tarefa
Resposta:
0,5
Explicação:
O exercício pede para calcular a constante de equilíbrio em termos de concentração mol/L. Para esse cálculo ser realizado, devemos utilizar valores no equilíbrio de cada participante da reação. A expressão do Kc apresenta o resultado da multiplicação das concentrações dos produtos dividido pelo produto das concentrações dos reagentes
Por ser o início da reação, o produto irá apresentar uma concentração igual a zero. Como o valor do equilíbrio no produto é sempre igual à soma do início e do durante, o valor durante a reação será 0,3 mol/L.
Para determinar os valores dos reagentes durante a reação, basta relacionarmos o valor conhecido para o produto com os valores dos reagentes por meio da proporção estequiométrica. Temos 0,3 mol/L de H2 durante a reação para a proporção 2 no balanceamento. Como a proporção do L2 também é 2, teremos 0,3mol/L durante o processo. Para o L2, teremos apenas 0,2 mol/L, pois seu coeficiente estequiométrico é 1.
Para finalizar a tabela, basta subtrairmos o valor do início pelo valor do durante, pois, assim, determinaremos os valores do equilíbrio para os reagentes.
Para determinar o valor do Kc, basta utilizarmos os valores encontrados no equilíbrio
Assim a soma fica (0,3 + [0,3-0,1])
0,3 + 0,2
0,5