Em um atendimento de saúde, os profissionais têm risco aumentado de contaminação pela exposição no ambiente de trabalho. Para adotar medidas preventivas através do uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI), o profissional necessita conhecer os fatores de risco de exposição, medidas preventivas e vigilância da saúde, justificando-se a divulgação de recursos formativos promotores da atualização de conhecimentos e capacitação dos profissionais para a decisão acerca dos EPI. GOMES Marta Cristina Dias et al. Exposição ocupacional ao SARSCov2 e uso de EPI nos cuidados de saúde: narrativa da construção de um recurso formativo. Rev ROL Enferm. 2021; 44:11-12. PISANO, G. A; PALUDO, M. M; AMARO, M. M. R. Biossegurança e Bioética. 22ª ed. Maringá-PR. Unicesumar, 2019. 29-30 p. Sobre os equipamentos de proteção associe a primeira coluna com a segunda coluna e indique a sequência correta: (I) jalecos/capotes ( ) Devem ser utilizadas em todos os procedimentos, desde a coleta, transporte, manipulação até o descarte das amostras (II) Luvas ( ) Uso obrigatório e restrito ao local de trabalho para todos profissionais que atuam nos ambientes em que ocorra a manipulação de microrganismos patogênicos, manejo de animais, lavagem de material, esterilização e manipulação de produtos químicos ou fluidos biológicos. (III) Máscaras: ( ) Proteger os olhos contra impactos, respingos e aerossóis. Devem proporcionar visão transparente, sem distorções e opacidade (IV) Óculos ( ) Protegem os trabalhadores do contato com material contaminado, como aerossóis ou produtos químicos. (V) Protetores faciais: ( ) Protegem a face do trabalhador contra risco de impactos (partículas sólidas, quentes ou frias), de substâncias nocivas (poeiras, líquidos e vapores), como também das radiações (raios infravermelho e, ultravioleta etc. ). A sequência correta é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
(I) jalecos/capotes ( 1 ) Devem ser utilizadas em todos os procedimentos, desde a coleta, transporte, manipulação até o descarte das amostras
(II) Luvas ( 2 ) Uso obrigatório e restrito ao local de trabalho para todos profissionais que atuam nos ambientes em que ocorra a manipulação de microrganismos patogênicos, manejo de animais, lavagem de material, esterilização e manipulação de produtos químicos ou fluidos biológicos.
(III) Máscaras: (3 ) Proteger os olhos contra impactos, respingos e aerossóis. Devem proporcionar visão transparente, sem distorções e opacidade
(IV) Óculos (4 ) Protegem os trabalhadores do contato com material contaminado, como aerossóis ou produtos químicos.
(V) Protetores faciais: (5 ) Protegem a face do trabalhador contra risco de impactos (partículas sólidas, quentes ou frias), de substâncias nocivas (poeiras, líquidos e vapores), como também das radiações (raios infravermelho e, ultravioleta etc.).
Explicação:
Alternativa 1:
I, II, III, V e IV