Em última análise, o organismo humano obtém a energia necessária para realizar qualquer atividade a partir da queima de glicose, e o oxigênio é essencial nesse processo. Se faltar oxigênio o que ocorre, por exemplo, em altitudes elevadas ou durante a prática de exercícios físicos muito intensos, a glicose se degrada produzindo ácido lático que provoca no organismo sensações de fadiga que provoca no organismo sensações de fadiga, músculos doloridos e/ ou cãibras.
O ácido lático apresenta dois enantiômeros: o dextrogiro e o levo giro.É possível obter o ácido lático dextrogiro pela ação de bactérias no extrato de carne, e o ácido lático levogiro, pela fermentação da sacarose pelo BACILLUS ÁCIDO LEVOLACTITI. Uma mistura dos dois pode ser obtida da fermentação do leite.
Sabendo que o nome oficial do ácido lático é ácido 2-hidroxipropanoico, indique:
a) sua fórmula estrutural;
b) o número racêmicas que ele forma.
Soluções para a tarefa
A formula estrutural do acido latico ou acido 2-hidroxipropanoico e CH₃ - CH - COOH e ele forma uma mistura racemica.
A formula estrutural do acido latico e composto por um carbono assimetrico ou quiral, ligado a quatro radicais diferentes: o H - Hidrogenio, o OH - hidroxila, o CH₃ - metil, e o COOH - carboxila
A partir da informacao que ele possui um carbono quiral - ligado a 4 radicais diferentes descritos acima, podemos calcular o numero de misturas racemicas que o composto pode formar:
Numero de misturas racemicas = ; onde n = numero de carbonos assimetricos, como temos n = 1, tem-se:
Portanto, temos que o numero de misturas racemicas e igual a 1.
Curiosidade:
O acido latico pode ser obtido em laboratorio atraves da seguinte reacao - reagindo o etanal com uma mistura de cianeto de sódio e ácido sulfúrico:
CH3 - COH + HCN ( NaCN + H2SO4 ) → CH3 - CH ( OH ) - COOH
Em anexo, uma figura mostrando como os radicais se ligam ao carbono quiral.