Sociologia, perguntado por camillasousaca, 1 ano atrás

Em torno de que ideia Sergio Buarque de Holanda constrói sua interpretação sociológica do Brasil? Explique

Soluções para a tarefa

Respondido por nathalianuness
142
Buarque de Holanda, em sua obra Raízes do Brasil  constrói sua interpretação sociológica do nosso país através da ideia do "Homem Cordial", do "jeitinho brasileiro". Com cordial Buarque de Holanda faz uso da palavra em seu sentido verdadeiro: coração. O que ele quer dizer é que o brasileiro faz mais uso da emoção do que da razão. Não há nada de errado em usar emoção e afabilidade em um ambiente privado, com a família e com os amigos. O problema surge quando essa cordialidade é usada na esfera pública. Esse jeitinho brasileiro é individualista, contrário à hierarquia, não aceita a disciplina, é desobediente a regras sociais e afeito ao paternalismo. Ou seja, não é um comportamento adequado para a vida civilizada numa sociedade democrática. 
Respondido por Guimasf
0

No livro "Raízes do Brasil", Sérgio Buarque de Holanda constrói sua interpretação em torno do conceito de "homem cordial". Esta seria a figura do brasileiro típico, originado do contexto de colonização portuguesa. O autor usa o conceito como um representante da sociedade brasileira.

O "homem cordial"

A obra "Raízes do Brasil" tem objetivo de investigar o que é a base da sociedade e da população brasileira. Esse era o objetivo dos intelectuais da época. Para Sérgio Buarque de Holanda, o homem cordial seria um tipo de "disfarce", algo que se detém na superfície do indivíduo. Seria uma forma de defesa e resistência diante da sociedade.

Ela é uma necessidade de aproximar o indivíduo daquilo que lhe é distante, por exemplo em relações hierárquicas/ relações de poder. É uma forma de comportamento de obediência, relacionado aos "não-cidadãos" que não conseguem se adequar à esfera pública. Seria típico de uma sociedade desigual e na tentativa de sobrevivência nela.

Leia sobre desigualdade social: https://brainly.com.br/tarefa/32448581

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes