em todas as fases da vida, havia muitas diferenças entre homens e mulheres da grécia antiga. as mulheres gregas arrastadas viviam separadas dos homens em cômodos diferentes reservados a elas dentro da casa, chamados de gineceus, onde ficavam confinadas a maior parte do tempo. as mansões da elite eram divididas em duas partes, masculina e feminina. as meninas também pouco contato tinham com os meninos depois da primeira infância, como mandava a "boa educação". elas tinham brinquedos que se referiam à vida que teriam como adultas, basicamente como mães e donas de casa, dedicadas à costura da lã, ao
Soluções para a tarefa
Resposta:O papel da mulher na sociedade ateniense era bastante secundário: ela não era considerada cidadã, não possuía direitos políticos, não podia participar dos exércitos, não recebia educação e não tinha o direito de decidir sobre os rumos da própria vida, tendo de forçosamente casar-se e devia obediência ao marido.
Na prática eram como que presas da cidade, raramente saindo da pólis por qualquer motivo, de modo que os atenienses usavam o critério de maternidade para definir quem era e quem não era ateniense (ser filho de mãe ateniense significava ser ateniense, não sê-lo significava ser estrangeiro), sendo este talvez o "papel" mais importante da mulher em Atenas.
O gineceu, nas plantas, é o conjunto de órgãos reprodutores femininos, de modo que, na Grécia, era lá que as reprodutoras da cidade, que gerariam filhos atenienses, se localizavam, e ninguém que não fosse da família poderia entrar ali.
Explicação: