Em toda a Europa Ocidental a alta burguesia monopolizou a administração das cidades, pois era importante que os mais interessados no comércio e na indústria, base da vida urbana, tomassem a direção. Sob tal governo, a civilização urbana adquiriu traços que deveriam diferenciá-la. Criou a administração municipal, organizou os serviços, as finanças e o crédito, edificou mercados e armazéns, ergueu muralhas e construiu escolas, tudo para satisfazer as necessidades da burguesia. PIRENNE, Henri. História econômica e social da Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1982. p. 199. Adaptado. O texto relata aspectos da ascensão da burguesia no fim da Idade Média ao apontar A os interesses comuns entre burgueses e nobres no que diz respeito à administração e ao governo das cidades. B a manutenção da organização social e política existente na Idade Média, ainda que alterando órgãos da administração das cidades. C as novas formas de organização políticas e econômicas planejadas para suprir os interesses e as necessidades desse grupo social. D a necessidade de mudança de instituições adveio da adaptação dos nobres à classe ascendente, os burgueses, pois ambos possuíam os mesmos interesses.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
C as novas formas de organização políticas e econômicas planejadas para suprir os interesses e as necessidades desse grupo social.
Respondido por
1
C.As novas formas de organização políticas e econômicas planejadas para suprir os interesses e as necessidades desse grupo social.
(Foi corrigido)
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás