Em toda a capitania de Minas Gerais, era profundo o descontentamento com os impostos cobrados pela Coroa portuguesa. [...] a partir da metade do século o ouro de aluvião estava se esgotando, e, ano após ano, se recolhiam quantidades cada vez menores.
Não obstante, os impostos não baixavam. O mais duro era o chamado imposto do quinto real, ou seja, a quinta parte de todo o ouro encontrado, considerada propriedade exclusiva do rei e da rainha e que por determinação da Coroa deveria ser de 100 arrobas por ano. [...]
Além disso, a Coroa se reservava o monopólio de quase todas as mercadorias. Estavam proibidas todas as fábricas [...]. Os demais tecidos tinham que ser comprados a preços altos da metrópole.
Milton M. Azevedo. Abre as asas sobre nós: A Inconfidência Mineira. São Paulo: Moderna, 2016. p. 22-23.
Glossário:
Arrobas – antiga medida de massa, equivalente a pouco menos de 15 quilos.
Monopólio – controle exclusivo.
Metrópole – território que controla a colônia, no caso, Portugal.
O texto apresenta várias razões para o descontentamento dos mineradores. Assinale a alternativa que apresenta esses descontentamentos e sua principal consequência.
A
Os colonos estavam descontentes com o esgotamento do ouro, o pagamento do quinto e a compra de mercadorias caras de Portugal; o resultado foi a organização do movimento da Inconfidência Mineira.
B
Os colonos estavam descontentes com a liberdade que recebiam de Portugal; o resultado foi o pedido para pagar mais impostos à metrópole, como o quinto.
C
Os colonos estavam descontentes com a pobreza que as cidades mineradoras sofriam; o resultado foi a distribuição do minério entre os mais pobres.
D
Os colonos estavam descontentes com o pagamento de muitos impostos; o resultado foi a vinda da família real portuguesa ao Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
lerta a
Explicação:
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás