Em tempos de troca, mudança e acesso à informação, um código de ética é um documento de extrema importância para toda organização. Nele estão contidas todas as normas, práticas, regras de conduta e possíveis pré-requisitos de negócios de uma instituição.
Além de ser um modo de manter padrões, o código de ética é um instrumento de defesa para empregadores e colaboradores. O documento pode prever questões como a obrigatoriedade, ou não, do uso de uniformes – e até se esses uniformes podem ser usados fora da empresa, se é permitido relacionamentos amorosos entre colaboradores, ou se essa restrição só existe em níveis hierárquicos diferentes, por exemplo.
Apesar de a grande maioria dos códigos de ética abordarem normas relacionadas a colaboradores, é importante também prever possíveis situações conflituosas com clientes, fornecedores, parceiros de negócios, sociedade e governo, por exemplo, o oferecimento e a aceitação de propinas e subornos e casos de discriminação por parte dos clientes em relação a colaboradores.
Um bom código de ética apresenta também sua política de punições, desse modo, tanto colaborador quanto empregador estão cientes de quais atitudes e práticas são inaceitáveis e podem ser punidas com uma advertência verbal, escrita, suspensão ou até demissão por justa causa, levando em conta as leis trabalhistas do Brasil.
O caso a seguir é uma demonstração de situação que um código de ética seria muito importante: José da Silva é colaborador da empresa de consultoria pessoal Personal Consulting, que realiza serviços de treinamentos e mentoria para potencializar as capacidades profissionais e pessoais das pessoas. Um possível cliente entrou em contato com José para contratar um treinamento de oratória e superapresentações, que conta na carta de serviços da Personal Consulting. José analisou, sozinho, a programação de treinamentos para o próximo mês e viu que não havia nenhuma data disponível. Então, acreditando que a empresa não conseguiria atender ao potencial cliente, José aceitou o trabalho de maneira independente, por fora da empresa, por um valor inferior ao cobrado pela instituição.
Esse tipo de situação deve despertar atenção das empresas? É comum isso acontecer? Esse caso gera algum tipo de problema para as organizações? Tudo isso pode e deve ser respondido por um código de ética.
Vamos Praticar
Considerando o caso exposto no minicase e a introdução sobre as questòes que devem constar num código de ética, formule as previsões que deveriam compor um código de ética e as possíveis punições para evitar que a situação se repetisse e que gerasse problemas para a organização. Ao final, disponibilize seu trabalho no fórum da seção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
pergunta pra einstein
Explicação:
confia
Perguntas interessantes
Artes,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás