Em tempos de crise não se pode fazer apostas arriscadas, sendo prudente proteger as posições estabelecidas, cortar custos desnecessários e esperar o mercado se restabelecer. Nesse sentido, considere que para enfrentar uma severa recessão econômica, o diretor presidente de uma grande rede de hotéis determinou a contratação de um analista econômico-financeiro para elaborar um plano estratégico a fim de racionalizar seus investimentos e buscar a sustentabilidade futura dos seus negócios. Diante do exposto, numa visão financeira holística da rede de hotéis, qual indicador econômico-financeiro é vital para analisar a sustentabilidade futura dos negócios? Assinale a alternativa correta. ALTERNATIVAS Giro de Estoque. Amortização Price. Ponto de Equilíbrio Contábil. Custo de Oportunidade do Capital. Taxa Selic.
Soluções para a tarefa
Olá, boa tarde!
De acordo com a situação proposta pelo enunciado, que propõe uma situação grave de crise e de recessão, é necessário tomar como objeto de estudo o indicador de equilíbrio econômico e financeiro denominado Ponto de Equilíbrio Contábil.
Por que o Ponto de Equilíbrio Contábil?
Esse indicador é o que revela o quanto uma empresa precisa vender/produzir de maneira a não ter prejuízo e honrar com as suas dívidas. É o ponto onde as receitas igualam às despesas, isto é, o resultado é igual a 0.
O Ponto de Equilíbrio Contábil também é chamado de Ponto Crítico ou Ponto de Ruptura.
Dentro dessa premissa, a empresa pode operar de maneira sustentável, mantendo o seu negócio em épocas de crise, de maneira suficiente para quitar os seus compromissos, mesmo não obtendo lucro.
Na verdade, o Ponto de Equilíbrio Contábil é fundamental para que a organização estabeleça as suas metas e planeje as suas operações. Senão, poderá atuar de maneira a cair em prejuízo e corre o risco de não conseguir sobreviver em longo prazo.
Espero ter ajudado!