Em tempos de Coronavirus, qual ou quais Contratualistas podem ser considerados inspiradores na conduta de um Governante no trato com os indivíduos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma característica central dos autores contratualistas é a discussão das ações dos indivíduos na sociedade, isso envolve a relação dos indivíduos com o Estado. Thomas Hobbes refletiu sobre essa relação dizendo que os indivíduos abriram mão de parte de sua liberdade, que detinham quando em "Estado de Natureza", para viver em sociedade, para que o Estado possa impor decisões comuns a todos, mesmo que isso venha ferir a sua liberdade individual. Sendo assim, o Estado como um "Leviatã" passa a impor sobre os indivíduos certas decisões que vão contra suas vontades individuais. Pode-se dizer que o pensamento de Hobbes é o melhor que se encaixa em um momento de pandemia, pois legitima as decisões dos governantes ao decretar fechamento do comércio e outras decisões polêmicas, pois ele tem a "legitimidade da violência".
Para Hobbes o Estado é um "mal necessário" para que a sociedade possa existir, caso contrário os seres humanos se digladiariam em muitas decisões diferentes, causando assim o fim da própria sociedade.