Em sua variedade de abordagens, o pós-colonialismo abarca, também, a autores que se identificam e promovem a interação do movimento com perspectivas feministas, assim como estudos de contextos específicos, como o Latino Americano.
Fonte: rota de aprendizagem da aula 5, tema “O movimento pós-colonial: origens e influências”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina “Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais”, assinale a alternativa que indique qual autor ou autora adota uma abordagem pós-colonial na qual a sua crítica a subalternidade abarca a dimensão de gênero e ainda categorias como raça e cor.
A Gayatri Spivak
B Nicholas Onuf
C Alexander Wendt
D Antonio Gramsci
E Nancy Fraser
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é: A Gayatri Spivak
Gayatri Chakravorty Spivak é uma pensadora e crítica indiana que se posicionou como uma teórica feminista pós-colonial.
Ela estabeleceu através de uma critica pós-colonial que contemplava os fundamentos de uma reflexão sobre os instrumentos de poder e as possibilidades de agenciamento do sujeito subalterno, ou seja, questionando as possibilidades de os subalternos terem algum poder de fala ou alguma autonomia, contribuindo também para a "enorme complexidade do espaço pós-colonial, especialmente o espaço da mulher".
Essa autora tinha pensamentos críticos em relação as formas eurocêntricas de conhecimento, desigualdades entre os gêneros, hierarquias raciais e aos processos culturais que estimulam a inferioridade das periferias no mundo capitalista.
Espero ter ajudado!