Em sua tarefa socializadora, os pais esperam que seus filhos sejam socialmente assertivos e habilidosos, aceitos por seus pares, professores, vizinhos, em suma, por sua comunidade. Assim, no processo de desenvolvimento social e emocional, ter amigos, saber iniciar e manter conexões positivas com os pares, ter com quem compartilhar ideias e sentimentos, sentir-se aceita traz imensos benefícios à criança e promove seu bem-estar psicológico. Nesse sentido, os pares são significativos na vida das crianças, influenciando, de vários modos, seu desenvolvimento. Preenchem necessidades importantes da criança: de suporte; de validação pessoal; de segurança emocional; de intimidade e afeição; de ajuda e assistência; de aliança, de companhia (antes de tudo); recreação e estimulação.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I. Interações com os pares desempenham importante papel na promoção das habilidades interpessoais, na postura e na competência social em crianças.
II. Por outro lado, crianças que não têm amigos podem perder importantes oportunidades de socialização.
III.Crianças socialmente retraídas tendem a apresentar um funcionamento cognitivo sui generis marcado por padrões de atribuições autodepreciativas relativas a situações sociais, baixa percepção de autoeficácia em relação à metas assertivas, e uso de estratégia de resolução de conflitos não assertivas e evitativas.
Considerando as informac?o?es apresentadas, e? correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
I, apenas.
e)
I, II e III.
Resposta Certa: E - I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
I, II e III letra e)
Explicação:
As asserções se encontram num artigo postado no PEPSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), sobre "Correlatos e consequências do retraimento social na infância"
Respondido por
0
Resposta Certa: E - I, II e III
Perguntas interessantes