Artes, perguntado por granjadecarvalhomari, 3 meses atrás

Em sua opinião, que medidas devem ser tomadas para combater o racismo no Brasil?


granjadecarvalhomari: Clara por que
granjadecarvalhomari: ño
geanemaciel: ta certo
xaviertefota: Legal

Soluções para a tarefa

Respondido por amosmelo45
51

Resposta:

Em sua opinião, que medidas devem ser tomadas para combater o racismo no Brasil?

Na minha visão só seria possível futuramente, com inclusões de projetos de conscientização nas escolas, nas mídias etc... O racismo e algo estruturado, ninguém nasce sendo racista, a pessoa aprende a ser racista, ou seja se o pai ou mãe e racista o filho provavelmente vai ser racista...

RACISMO

O que é racismo: está previsto na Lei n. 7.716/1989 e diz respeito à uma conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade. A lei de racismo enquadra uma série de situações como: recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, impedir o acesso às entradas sociais em edifícios, discriminar nas relações de emprego, entre outros.

Conceitualmente, o racismo é mais amplo do que a injúria racial (está prevista no Código Penal e consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem), pois ele visa atingir uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma etnia e uma raça.

As pessoas e as instituições no Brasil devem reconhecer a existência do racismo para assim avançarmos enquanto uma nação que desmistifica o mito da democracia racial (a crença de que nós, por sermos um país diverso e miscigenado, não somos um país racista e conseguimos transcender os conflitos raciais). Os EUA e a África do Sul deram importantes passos para isso no passado, ao acabar com a segregação e com o Apartheid, além de criar as ações afirmativas.  

Mas isso não quer dizer que o racismo acabou, ele apenas deixou de ser explícito e tornou-se implícito. Basta fazer o chamado “teste do pescoço” e olhar ao redor para ver que, apesar de negros constituírem a maioria da população — 54% dos brasileiros se autodeclara preto ou pardo —, sua presença é minoria nos espaços de poder, como universidades, espaços culturais, restaurantes e até mesmo o seu local de trabalho.

1. NÃO RIA NEM SILENCIE

Não silencie ou ria, ainda que constrangido, diante de “brincadeiras” depreciativas quanto a cor de pele, tipo de cabelo, formas do rosto ou do corpo. Você não pode se frear por medo de ser visto como o “chato” que cobra bom comportamento em um grupo de amigos ou em um espaço público. Com paciência e de forma educada, você estará educando os demais.

2. REAJA

Amplificados e denunciados nas redes sociais, os episódios de preconceito e os discursos de ódio são frequentes e contundentes. Não basta você dizer que é contra essas práticas — deve ter atitudes que demonstrem sua postura antirracista. O silêncio é conivente, colabora com o racismo. Faça a sua intervenção quando flagrar algum episódio dessa natureza. Tome um cuidado importante: não anule a pessoa ofendida, não tome o lugar dela. O ideal é reagir e lutar ao lado de quem está sendo atacado.

3. CONVERSE

Não há nenhum negro na família, no grupo de amigos, na sala de aula do seu filho, no prédio? Nem por isso as questões referentes à negritude devem deixar de ser discutidas no seu dia a dia. Uma sociedade mais respeitosa e igualitária deve ser do interesse de todos.

4. VALORIZE O CONHECIMENTO

Leia a produção de autores negros, consulte especialistas negros, dissemine as ideias de pensadores negros. Siga os perfis de influenciadores respeitados nas redes sociais.

5. INCENTIVE

Na pandemia, teve grande destaque o incentivo aos pequenos comerciantes e empreendedores para que pudessem sobreviver à grave crise econômica. Que tal valorizar também os negros que são comerciantes e prestadores de serviços no seu bairro e nas redondezas? Divulgue os bons trabalhos, compartilhe os contatos.

espero que lhe ajude!!!


kathellynovaes2008: obg
Respondido por LarissaMoura3
67

Existem diversas ações que podemos adotar como sociedade para o combate ao racismo. Entre elas, temos: educação das crianças e jovens, conscientização da população em geral, não classificar o próximo pela sua raça ou cor, caso seu filho tenha alguma atitude racista o eduque e corrija, conhecer o direito do próximo.

Também podemos citar a importância de denunciar atitudes racistas, estimular a convivência saudável, valorizar comportamentos de respeito, apoiar profissionais e artistas de todas as raças, entre diversas outras ações.

Saiba mais sobre combate ao racismo em: https://brainly.com.br/tarefa/40023912

Bons estudos!

Anexos:

celiaahbr: obg!
geanemaciel: ei tu pode me ajudar
celiaahbr: em q
aparecianunes065: obg
kathellynovaes2008: obg ;)
Perguntas interessantes