Em sua opinião, qual tem sido a função do estado brasileiro historicamente e nos últimos anos: a de um simples mediador dos conflitos entre os diversos grupos sociais, como propõe o liberalismo político, ou prioritariamente a de defensor dos interesses das classes dominantes, como denuncia de modo geral o marxismo? Pesquise sobre o assunto e forme uma opinião, baseada em exemplos fatos históricos e argumentos sólidos depois debata o tema com a classe?
Soluções para a tarefa
Respondido por
236
Olá!
O Estado Brasileiro nos ultimos anos tem conciliado as duas agendas, como já nos tinha sido claro na famosa “Carta ao Povo” de Luis Inácio Lula da Silva, que era, ao mesmo tempo, uma resposta ao capital, temeroso das mudanças que poderiam ocorrer, e um sopro de esperança ao povo, avido por mudanças.
Em suma, vivemos um governo conciliador, ao mesmo tempo que promovia ações sociais importantes, como o Bolsa Família ou a lei de cotas para as universidades, medidas que visam incluir classes sociais menos favorecidas no grande circulo do consumo e da universidade, também prestava um grande serviço ao grande capital, como o pagamento de juros para os Bancos privados e o alinhamento com grandes construtoras.
Perguntas interessantes