Em sua opinião o texto de Demétrio Magnoli levanta novas questões a respeito do tráfico Atlântico, inclusive no século xix? Quais?
Soluções para a tarefa
O surgimento do racismo científico no século XIX e seus respectivos desdobramentos na política e na sociedade do período tem sido assunto amplamente debatido entre os historiadores, sociólogos e antropólogos. Sobrepondo-se aos dogmas religiosos reinantes até então, as teorias raciais deram“status” científico às desigualdades entre os seres humanos e através do conceito de “raça” puderam classificar a humanidade, fazendo uso de sofisticadas taxonomias.
No Brasil, o tema raça é constantemente revisitado, sobretudo quando se trata de questões como o mito da democracia racial, as desigualdades entre negros e brancos e o recente debate em torno das cotas raciais nas universidades públicas. Diante disto, o presente artigo tem por objetivo elaborar um panorama geral sobre as teorias raciais ao longo do século XIX na Europa e no Brasil, tendo como base alguns dos principais trabalhos historiográficos sobre o assunto. Tal iniciativa justifica-se pela necessidade encontrada por graduandos e pós-graduandos , assim como pelo público fora dos círculos acadêmicos, de encontrar sínteses sobre o assunto, que apontem leituras e informem sobre os principais rumos e tendências das discussões.