Em sua opinião, o governo de Jair Bolsonario pode ter relações com a ideologia fascista? Quais ações aproximam e distanciam seu governo das ideias fascistas?
Soluções para a tarefa
O candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL) tem sido caracterizado como “representante do fascismo” por pesquisadores do tema dentro e fora do país. Hoje, o advogado estadunidense Mike Godwin, criador da Lei de Godwin, que critica a banalização das comparações com o nazismo, autorizou pelo Twitter comparações entre Bolsonaro com Hitler.
Para a antropóloga Adriana Dias, que pesquisa sobre neonazismo há 15 anos, o discurso de Bolsonaro é similar ao que Hitler pregava em sua campanha, na Alemanha de 1932.
“A construção do partido nazista foi uma construção voltada para a ideia anticorrupção de Estado, muito militarista, fundamentalmente pautada na ideia de que havia uma Alemanha que estava acabando economicamente”, explica Dias.
A antropóloga entende que Bolsonaro é só mais uma manifestação da extrema direita que tem crescido no mundo todo. Para ela, esse avanço de figuras políticas fascistas é impulsionado por dois fatores fundamentais: uma forte ideia de meritocracia, ou seja, “que as pessoas nascem nos mesmos lugares e têm as mesmas oportunidades”; e a criação de um inimigo responsável por todos os problemas do país, o que Dias chama de “outro conveniente”.