Em sua opinião, é possível manipular as ações das pessoas por meio de discursos e ideologia? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Extremamente fácil. E veja bem... É o que mais ocorre atualmente, e não se trata de um processo simples, e que iniciou-se somente agora; suas origens são bem mais enraizadas do que se pode supor uma análise superficial.
Especificamente essas gerações acadêmicas atuais, se você as observar... Existe algo de profundamente frágil em seus alicerces emocionais; seus valores, sua percepção do mundo em que vive, bem como da própria realidade... São facilmente manipuláveis, necessitam, mesmo que não o percebam, da validação de seus pares, do sentimento de pertencimento; e para conseguir isso, se ajustarem e se sentirem aceitos, são capazes de quase tudo, e suas personalidades colidem com algo que no fundo nunca foram; é uma projeção alucinada, e nada além.
Um certo filósofo alemão (cujo nome prefiro não mencionar, para não ser acusado de ser tendencioso, ideologicamente falando) já havia dito que a forma de escravizar um povo não era através da econômia, mas de seus preceitos morais; alterando-lhes, o poder estaria em suas mãos.
A partir do momento que você impõe uma determinada ideologia a alguém, e faz com essa pessoa acredite cegamente que a única coisa que você está fazendo é "despertando-a para pensar de forma crítica", ela nada mais é que um fantoche previsível e servil, capaz de ir contra tudo e contra todos, enquanto se julga livre.