Em sua obra Vigiar e Punir, Michel Foucault trata do poder disciplinar ao escrever: “A ‘disciplina’ não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho; ela é um tipo de poder, uma modalidade para exercê-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de técnicas, de procedimentos, de níveis de aplicação, de alvos; ela é uma ‘física’ ou uma ‘anatomia’ do poder, uma tecnologia. E pode ficar a cargo, seja de instituições ‘especializadas’ (penitenciárias ou casas de correção do século XIX), seja de instituições que dela se servem como instrumento essencial para um fim determinado (casas de educação, hospitais), seja de instâncias preexistentes que nela encontram maneira de reforçar ou de reorganizar seus mecanismos internos de poder (um dia se precisará mostrar como as relações intrafamiliares, essencialmente na célula pais-filhos, ‘disciplinaram-se’, absorvendo, desde a Era clássica, esquemas externos, escolares, militares, depois médicos, psiquiátricos, psicológicos, que fizeram da família o local de surgimento privilegiado para a questão disciplinar do normal e do anormal), seja de aparelhos que fizeram da disciplina seu princípio de funcionamento interior (disciplinação do aparelho administrativo a partir da época napoleônica), seja, enfim, de aparelhos estatais que têm por função – não exclusiva, mas, principalmente, – fazer reinar a disciplina na escala de uma sociedade (a polícia)”.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Terceira parte, Disciplina, p. 176-177. (Adaptado)
Com base no texto e no que foi estudado a respeito do assunto, analise as assertivas a seguir.
I. Para Foucault, o poder disciplinar é restrito apenas às prisões, como instituições centrais de controle dos delitos.
II. Para o autor, o modelo das casas de correção e das penitenciárias do século XIX foi ampliado a outros níveis e relações sociais, de maneira a fundar aquilo que ele chama de sociedade disciplinar.
III. Para o autor, a disciplina não é nada mais do que um sistema de punição reduzido ao âmbito das penitenciárias e das casas de correção.
IV. A sociedade disciplinar está ligada ao exercício de um poder disciplinar que saiu do âmbito corretivo e punitivo das penitenciárias e atingiu a sociedade como um todo, fazendo com que o poder não seja reconhecido mais do ponto de vista de uma instituição, mas de um conjunto de procedimentos que marcam todas as relações sociais.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. III, apenas.
e. I, II, III e IV.
juliarossettini:
Não achei a resposta, alguém pode me explicar?
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
II e IV são verdadeiras.
Para Foucault a disciplina é um elemento fundador da sociedade moderna, sendo uma forma de interiorizar o domínio político, de modo que há instituição de mecanismos de disciplina nas famílias, nas escolas, nos exércitos, nos hospitais e nas prisões. Por meio destes mecanismos a sociedade "regra a si mesma" e passa a funcionar de acordo com uma lógica punitiva.
I e III são falsas pois a disciplina não se limita ao ambiente das prisões (onde a sua existência é óbvia), mas faz parte de todos os mecanismos sociais que buscam "domesticar" o ser humano.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás