História, perguntado por Bkast, 1 ano atrás

Em Sua obra ensaio sobre o governo civil John Locke desenvolveu a ideia da criação de um estado organizado politicamente com base em um contrato social estabelecida com seus cidadãos. Em que consistia esse contrato social?

Soluções para a tarefa

Respondido por FernandoRodrigues331
5
Não me lembro se foi ele ou se foi Rousseau que disse que “somente o Estado controla o Estado", mas enfim.
A criação dos 3 poderes profere ao poder três categorias:
Judiciário, executivo e legislativo
Retirando o poder da mão de um único homem e dá-lo para três, basicamente essa ideia: de que um único homem não pode usufruir de todos, pois o poder corrompe, e quando corrompido, sobe à cabeça e acaba fazendo coisas que não deveriam. Portanto, para controlar com a força de um único, criaram-se três, para que um controle o outro, e em harmônia o Estado controle o Estado.

PARTES A SEGUIR PEGAS NA INTERNET SOBRE O CONTRATO SOCIAL para ampliação do debate. (FONTES: GOOGLE).

A idéia do contrato social para Locke é justamente fazer a transição do estado de natureza para o estado civil, onde, por meio dele, e independente da forma de governo, estariam preservadas as propriedades e a comunidades de conflitos internos e externos.
O contrato social proposto por Locke não se assemelha ao contrato de Hobbes. Para Hobbes o contrato é uma espécie de pacto de submissão onde os indivíduos se submetem a um terceiro (homem ou assembléia). Já no contrato de Locke, o contrato social assume um papel de pacto de consentimento em que os homens concordam em construir a sociedade civil com a finalidade de preservar e consolidar os direitos naturais. A idéia é que os direitos naturais fiquem amparados sobre uma norma e da força do comum representado pelo centro de tomada de decisões.

Bons estudos, abraços. Espero ter contribuído
Perguntas interessantes