Sociologia, perguntado por Elainej1, 8 meses atrás

Em sua obra “A República”, em que o maior interesse é o político, na medida em que tenta “construir” a “cidade ideal”, Platão a entrelaça com a questão do conhecimento e da formação do espírito do “filósofo-cidadão”. Neste sentido, no Livro VI e VII ele deixa bem explícita tal idéia, quando apresenta como a alma deve ser treinada para atingir o conhecimento inteligível verdadeiro. Abaixo há um pequeno excerto no final do Livro VI, que resume essa teoria sobre a ascensão dialética da alma rumo à episteme: “Sócrates — Compreendeste-me bastante bem. Aplica agora a estas quatro seções estas quatro operações da alma: a inteligência à seção mais elevada, o conhecimento discursivo à segunda, a fé à terceira, a imaginação à última; e dispõe-nas por ordem de clareza, partindo do princípio de que, quanto mais seus objetos participam da verdade, mais eles são claros. Glauco — Compreendo. Concordo contigo e adoto a ordem que tu sugeres”. Platão. A república. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação. Calouste Gulbenkian, 2001; p. 295 Em relação ao excerto, marque a alternativa correta.
A) Para Platão, o conhecimento depende da aprendizagem no mundo sensível.
B) No plano inteligível, a alma atingiria, exclusivamente, o grau da fé e da imaginação.
C) A alma deve transpor as etapas do mundo sensível para atingir seu próprio esclarecimento no mundo inteligível.
D) É no mundo sensível que a alma atingiria a inteligência necessária à sua iluminação.
E) A alma só conseguiria sua evolução quando buscasse romper com o mundo inteligível.

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Respondido por gabriel643160
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