Em sua mais importante obra, A ética protestante e o espírito do capitalismo, estão exemplarmente aplicados sua teoria. Nesta análise, Weber procura entender a relação entre o protestantismo e comportamento típico no capitalismo moderno, ou seja, relaciona a religião e a política. Ele parte de dados estatísticos que mostram que há um número maior de protestantes do que de católicos entre os grandes homens de negócios, empresários bem-sucedidos e a mão-de-obra qualificada. A partir de seus conhecimentos sobre o autor, analise as afirmações abaixo:
I – Weber percebe que nas ações dos indivíduos protestantes, expressam-se alguns valores que entram em acordo com desenvolvimento do capitalismo, tais como: a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho.
II - Diferentemente dos valores católicos da época, que implica numa atitude contemplativa, voltada para a oração, para o sacrifício e para renúncia, o protestantismo pregava que o enriquecimento não era pecado, ao contrário, exemplificava a benção divina.
III – Weber demonstrou que a consciência coletiva dos países protestantes coagia os indivíduos a girem de determinada forma, pois para o autor, os indivíduos não são conscientes de suas ações, mas agem da maneira como a sociedade determina.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas somente as afirmações I e II.
b)
Estão corretas somente as afirmações II e III.
c)
Estão corretas somente as afirmações I e III.
d)
Está correta somente a afirmação I.
e)
Está correta somente a afirmação III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
esta correto as alternativas I e II
Perguntas interessantes
Saúde,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás